Lei Seca Americana
Em minhas conversas com meu pai aprendo inúmeros assuntos sobre os quais gosto de tratar neste blog. Como moro longe e volto pouco para minha cidade natal essas conversas se tornaram escassas. Mais hoje em uma de minhas visitas , uma conversa sobre um reality show na TV terminou em um assunto muito interessante.
Meu pai se pegou assistindo um programa do History channel chamado : Trato Feito
Que fala sobre um vendedor de antiguidades americano, que neste episódio comprou uma pequena garrafa de whisky da época da lei seca americana. Este assunto me intrigou e fez com que eu fizesse meu post de hoje relacionado a esta época bastante conturbada.
A Lei Seca entrou em vigor no ano de 1920 afim de diminuir a pobreza e violência no país. Onde foi proibida a fabricação , comércio , importação e exportação de bebidas alcoólicas.
Mesmo com todos estes termos a lei foi um tremendo fracasso e ao invés de acabar com o consumo do álcool tiveram ainda mais problemas, como o aumento da corrupção, da criminalidade e o grande enriquecimento das máfias , que a partir da implementação da lei dominaram o contrabando das bebidas alcoólicas.
Neste contexto, pessoas que queriam beber iam a bares clandestinos escondidos no subterrâneo das cidades a fim de não chamar atenção.
A unica maneira de conseguir o álcool na forma legal era através da medicina onde eram dadas garrafas bem pequenas para uso medicinal. Estas que tornaram verdadeiras antigüidades.
Com o argumento de que a legalização geraria empregos e elevaria a economia americana ,em 1933 é revogada a emenda da Lei seca. Assim eternizando grandes nomes como Al Capone , que comandou o comércio de bebidas em Chicago.
Espero que tenham gostado!
Fontes
www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/lei-seca.htm
gostei do post
ein sou do Fatos em foco
acc sim fazer troca de banners depois me envia o seu html
o meu taa no meu blogger
http://fatos-em-foco.blogspot.com/