A Cultura Racional

Boa Tarde!


Ontem, enquanto estava lendo um artigo sobre o glorioso cantor e artista em geral, Tim Maia, me informei de sua ''fase racional'', período em que lançou dois CDs, os quais divulgavam até de forma exaustiva suas idéias naquela época, digo exaustiva porque quase em todas as suas músicas desses dois álbuns Tim Maia raciocinava sobre seus pensamentos, suas crenças e dizia para seus ouvintes lerem o livro "Universo em Desencanto". Por isso estou aqui escrevendo sobre a Cultura Racional, para que todos nós entendamos o que se passava na cabeça desse grande ídolo da música brasileira naquele momento.

A Cultura Racional nasceu em 1935 no Rio de Janeiro e seu fundador foi Manoel Jacintho Coelho. Sua fundação se deu devido à uma ordem vinda de um lugar que não está ao alcance de nós, meros humanos, para seu criador. Essa ordem dizia para Manoel fechar o centro espírita, no qual era responsável, pois havia chegado uma nova fase para o mundo, a fase do desenvolvimento do raciocínio.
Porém, esse raciocínio, que vos falo, é algo completamente diferente do pensamento lógico. Ele vem da Imunização Racional, que representa o estado no qual o ser humano fica imune aos males da vida, encontrando o perfeito equilíbrio entre lógica e emoção, o qual o liberta das energias negativas.
Basicamente a Cultura Racional deseja responder à 3 perguntas sobre o mundo, realmente dignas de questionamentos ilimitados. São elas:
  • De onde viemos e para onde vamos?
  • Como viemos e como vamos?
  • Por que viemos e por que vamos?
Para os seguidores desta cultura, a origem do Universo se deu quando os seres habitantes do Mundo Racional estavam na Planície Racional vivendo em harmonia, quando alguns quiseram experimentar uma parte da Planície que ainda não estava pronta para ser habitada e isso acarretou um processo de degeneração do Mundo Racional. Neste processo, pouco a pouco, as virtudes foram se perdendo e assim todos foram descendo ao nosso mundo. Por isso, a missão dos seres racionais aqui na terra é a de retornar ao Mundo Racional e ao seu estágio original, o de equilíbrio, pureza e perfeição. Para isso acontecer basta alcançar a Imunização Racional. Muito simples!!!

Loucura, ou não, essa fase Racional de Tim Maia não durou muito, sendo abandonada após uns 2 anos de permanência e muita reflexão, que resultaram em 2 álbuns: Tim Maia Racional volume I e II. Para quem curte uma boa música vale a pena ouvir.


Tim Maia e suas 2 ferramentas: o livro e o microfone.


Grande abraço, Doc.

1 comentários:

  1. Tim Maia foi um grande músico, mas realmente essa fase "racional" descrita aqui não conheço bem não!
    Ao contrário, o que mais gosto no Tim é o seu lado nada racional ( no melhor sentido da palavra), o seu swing, o seu soul!

    Existe pouca razão, por exemplo em "do Leme ao Pontal", e sobra emoção e swing!

    Agora fiquei sabendo um pouco mais do outro lado do Tim que eu não conhecia!

    http://www.shitnessbook.blogspot.com

Postar um comentário