Dificuldades em Compor

No post de hoje falarei sobre uma experiência que tive nesse final de semana em um momento de descanso. Primeiramente tenho que contar que toco violão, nada muito profissional, apenas por diversão e, tentei compor uma música. Como devem imaginar não saiu nada, não tive imaginação nem criatividade suficiente para produzir nenhuma seqüência de notas, enfim, aí vai uma pequena receita de como compor uma música, ainda não me ajudou mais espero que ajude alguém.


A dúvida que sempre temos ao começar a compor uma música é o que vem primeiro, a letra ou a melodia. Bom isso depende da pessoa, existem as que preferem fazer em uma ordem e as que preferem em outra. Mas um passo importante é pensar no termo da composição, no sentimento que irá transmitir. Veja outras músicas e filmes que possam te dar inspiração.

Algumas dicas para você compor:

1- Leia poesia;
2 - Estude os tipos de rima, de narração;
3 - Ouça música instrumental (isso abrirá sua mente para novas harmonias e melodias);
4 - Estude progressões de acordes (http://sites.google.com/site/violaogratis/progressoes-harmonicas1);
5 - Trabalhe com motivos diferentes. Amor está em 90% das composições, pense em outros motivos;
6 - Mude a ordem dos acontecimentos do texto;
7 - Procure fazer parcerias. Isso lhe dará novos pontos de vista (se quiserem mandar sua música para mim, eu dou palpites!);
8 - Grave, sempre grave, não confie na sua memória.

Fonte: http://brunofrancesco.com.br/papo-de-estudio/como-compor-uma-musica/

1 comentários:

  1. Olá,
    Eu também toco violão, no caso só na minha "Lulubell" (nome que dou ao meu violão que é fêmea, rsrsrsrsr), e componho, portanto sei muito bem como são essas crises de criatividade. Muitas vezes estou em casa, relaxado, com o instrumento em mãos, papel, caneta, muita vontade e nada vem a mente. Outras tantas vezes (no meu caso a maioria delas), estou no meio do trânsito, com buzinas, pessoas gritando, com as mãos ocupadas e do nada vem a "danada" prontinha na minha cabeça. Dai, quando consigo, paro e passo os garranchos todos para o papel ou faço gravações de "lembranças" em algum MP3 como um maluco. Outras vezes acabo mesmo esquecendo e tudo se perde no tempo e espaço.

    Comigo não existe ordem certa, pois como diria Hendrix (rsrsrsr) parece que meus cabelos conectam a música que está no ar como ondas de rádio! O que vier primeiro...

    As dicas são ótimas, mas a de número 8 deve ser seguida à risca, não confie em sua mente, já perdi muita coisa legal por acreditar que não ia esquecer!

    http://www.shitnessbook.blogspot.com

Postar um comentário