Lei Seca Americana

Em minhas conversas com meu pai aprendo inúmeros assuntos sobre os quais gosto de tratar neste blog. Como moro longe e volto pouco para minha cidade natal essas conversas se tornaram escassas. Mais hoje em uma de minhas visitas , uma conversa sobre um reality show na TV terminou em um assunto muito interessante.

Meu pai se pegou assistindo um programa do History channel chamado : Trato Feito
Que fala sobre um vendedor de antiguidades americano, que neste episódio comprou uma pequena garrafa de whisky da época da lei seca americana. Este assunto me intrigou e fez com que eu fizesse meu post de hoje relacionado a esta época bastante conturbada.

A Lei Seca entrou em vigor no ano de 1920 afim de diminuir a pobreza e violência no país. Onde foi proibida a fabricação , comércio , importação e exportação de bebidas alcoólicas.

Mesmo com todos estes termos a lei foi um tremendo fracasso e ao invés de acabar com o consumo do álcool tiveram ainda mais problemas, como o aumento da corrupção, da criminalidade e o grande enriquecimento das máfias , que a partir da implementação da lei dominaram o contrabando das bebidas alcoólicas.


Neste contexto, pessoas que queriam beber iam a bares clandestinos escondidos no subterrâneo das cidades a fim de não chamar  atenção.

A unica maneira de conseguir o álcool na forma legal era através da medicina onde eram dadas garrafas bem pequenas para uso medicinal. Estas que tornaram verdadeiras antigüidades.



Com o argumento de que a legalização geraria empregos e elevaria a economia americana ,em 1933 é revogada a emenda da Lei seca. Assim eternizando grandes nomes como Al Capone , que comandou o comércio de bebidas em Chicago.




Espero que tenham gostado!


Fontes
www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/lei-seca.htm


5 comentários:

  1. gostei do post

    ein sou do Fatos em foco

    acc sim fazer troca de banners depois me envia o seu html

    o meu taa no meu blogger
    http://fatos-em-foco.blogspot.com/

  1. Pelo que sei todas as cidades onde essa lei foi criada acabou não dando certo!

    Me fez lembrar daquele episódio dos simpsons onde o prefeito de springfield cria essa lei e o hommer vira traficante de bebidas, ou seja, a cidade se torna um caos.

    @zecajagger
    http://www.shitnessbook.blogspot.com

  1. eae blz?
    eu não achei seu e-mail por isso to respondendo aqqui
    eu ate quero fazer parceria com vc, mas o problema é que eu não tenho banner(na verdade nem sei fazer banners).
    Aew como agente poderia fazer?
    me add no msn pra gente combina
    tot_gabriel@hotmail.com.

  1. Lendo novamente sua matéria é que me dei conta de que a antiga promoção da coca-cola onde você podia trocar trocentas tampinhas por uma mini garrafa do refrigerante teve sua gênese com a idéia dessas pequenas garrafas de bebida "medicinais" traficadas nessa época.

    Abraços.

    @zecajagger

    @zecajagger
    http://www.shitnessbook.blogspot.com

  1. Curti o nome e o conteúdo do Blog
    Topa uma parceria ...
    Abçs
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Postar um comentário