Copo Americano???

O copo americano foi criado em 1947 pela empresa Nadir Figueiredo. Desde então é largamente usado para se tomar desde café até cachaça, sendo que nos anos 90 essa obra de arte, me permitam chamá-lo assim, foi eleito “O melhor copo pra se tomar cerveja do Brasil”. Esse título não é por acaso: seu material, sua espessura, seu diâmetro, seu tamanho, tudo isso foi analisado no concurso. Na minha humilde opinião, o que acho que contribuiu para esse título, além da pegada simples e fácil que temos no copo, foi o fato dele já ser bastante usado em bares e da quantidade de cerveja suportada pelo copo ser a quantidade ideal para não deixar a cerveja esquentar numa roda de conversa,.
O copo americano também é, freqüentemente, utilizado como medida para varias receitas da culinária brasileira.

Seu design foi desenvolvido pelo dono da indústria naquela época, Nadir Dias de Figueiredo, que se inspirou em modelos americanos de copo e por isso o chamou de Copo Americano. Apesar do nome, sua fabricação se deu em razão das necessidades do povo brasileiro, quando digo necessidade entendam costumes, como apreciar uma cerveja gelada, por exemplo.

O mercado mundial consome nada mais nada menos que 100 milhões de unidades. A empresa Nadir Figueiredo faz um trabalho fora dos padrões em que estamos acostumados, por ser uma empresa brasileira. Possui centro de logística e distribuição situados na Europa, investe em desenvolvimento, sistema de rastreamento, entre outros atributos.

Os verdadeiros copos americano possuem as seguintes medidas:

- grande: 280 ml
- médio: 190 ml
- pequeno: 45 ml

Ano passado, o copo foi solicitado pelo MoMa ( The Museum of Modern Art ), em Nova Iorque, tachado como um ícone da cultura brasileira.

Veredito Final: por toda sua história, o Copo Americano é um acessório boêmio indispensável, amigos leitores.


Copo Americano Simples ( Nadir Figueiredo )


obs: acabo de tomar um café ( adivinha em que copo!! ).

Um abraço.

1 comentários:

  1. Eu sempre escutei falar muito desse tal "copo americano", principalmente nos programas de culinária na TV. Agora está tudo esclarecido! Excelente matéria!
    (o blog já está no meus favoritos!)

    Caso queira rir um pouquinho, te convido a dar uma passada no meu blog de humor:

    http://www.shitnessbook.blogspot.com

Postar um comentário