A Paciência



Domingo passado estive num sítio em Piranguçu, desfrutando de um belo almoço caipira junto aos meus amigos. Na entrada do restaurante já estava a observar a bela decoração do local, um charme especial, com alguns adereços colecionados pelo dono e uns quadros, provavelmente à venda, por isso expostos lá. Todos os quadros eram apenas de um artista que deve ser amigo do proprietário. Um tal de Giuch.

Me senti atraído e desafiado, particularmente por um quadro e venho neste post me aclarar, buscando uma interpretação para a tela, colocada categoricamente, na minha opinião, na saída do restaurante.


Crédito: Batata

O quadro acima com a frase " Eu nunca tive paciência para esperar a chuva passar. " me trouxe uma reflexão, com a qual tive que lidar até hoje. O que será que o autor quis dizer com isso? Será a virtude da paciência um mal para nossas vidas?

Ao pensar sobre isso e para ter um maior entendimento, acabei relacionando essa frase com minhas atitudes ao longo de toda minha vita.

O importante é ter a dádiva da paciência como uma aliada e não uma vilã. Ao pensar que ser paciente é uma boa qualidade, podemos deixar nossa vida no repouso, sempre esperando que coisas boas aconteçam para você, deixando de correr atrás de seus objetivos. Isso faz com que sejamos paciente e tolos. Mas também não podemos deixar que esse entusiasmo tome conta de todas as suas atitudes, se tornando um louco, desesperado para alcançar tudo o que quer numa fração de segundos. Calma! A vida, apesar de curta, deve ser vivida e dividida em partes, fragmentos que a própria vida criará para você.

Seja inteligente. Saiba administrar sua vida...
Eu também nunca tive paciência para esperar a chuva passar, mas sempre tive um guarda-chuva disponível.

Um forte abraço, meus amigos.

E obrigado Giuch.

1 comentários:

  1. Eu sofro de Ataraxia. Procure saber sobre isso... É mais ou meno isso:

    Ausência total de preocupações
    Paz e imperturbabilidade de espírito;
    Ausência de ansiedade;
    Tranquilidade e impassibilidade da alma;
    Felicidade derivada da virtude;
    A experiência do ótimo, a qual leva ao prazer natural, ético e estável.
    Segundo tais correntes, a ataraxia é possível de ser alcançada:
    Atendendo-se aos desejos naturais;
    Ignorando-se os desejos superficiais;
    Eliminando-se as paixões

    Abraços

    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Postar um comentário